No Verão, adoramos desfrutar dos raios de sol ao passear o nosso bebé. Se o sol possui virtudes essenciais ao crescimento ósseo, graças à vitamina D, é vivamente recomendado proteger a pele das crianças do sol, optando por utilizar um chapéu, óculos de sol e evitando a exposição solar entre as 12h e as 16h.

A proteção solar é essencial para proteger o bebé dos raios UV, que podem ser nocivos e perigosos para a saúde do mesmo. Que creme utilizar num bebé de 10 meses, por exemplo? Qualquer que seja a idade, um índice de proteção 50+ cria uma barreira eficaz contra os raios nocivos.

Um índice de proteção máxima para proteger o bebé dos raios UV
Como pai, é importante estar consciente de que a repetição de exposições solares prolongadas e de queimaduras solares pode resultar em graves consequências cutâneas na idade adulta.

Antes dos 6 meses de idade, é recomendado evitar toda e qualquer exposição solar. A sombra continua a ser a melhor proteção para as crianças.

Após os 6 meses de idade, um creme com um índice de proteção ótima de 50+ deve ser aplicado na pele do rosto e corpo da criança, em camadas espessas. Se a criança se molhar, a aplicação do creme deverá ser renovada regularmente, 1 vez em cada hora.

O spray solar pode ser prático tanto para os pequenos como para os grandes. Permite pulverizar o produto, mesmo que o recipiente esteja invertido. Funciona em qualquer posição.

Todas as dicas para cuidar da pele da criança, após o sol
Como complemento de uma proteção solar, é importante utilizar chapéu, t-shirt e óculos de sol, mesmo para um bebé de 10 meses. Os passeios são desaconselhados às horas de maior calor (entre as 12h e as 16h).

A seguir a uma potencial exposição solar, a criança deve tomar um banho, para eliminar todos os restos de creme. Um creme hidratante poderá recriar uma película protetora sobre a pele. O ideal é utilizar um leite after-sun, não colante e não gorduroso.

Se o Verão é sinónimo de praia e de banhos, os mosquitos reaparecem. O nosso leite after-sun é um excelente 2 em 1, que protege das picadas dos insetos e hidrata intensamente a pele com tendência a secar. É perfeito para evitar a aplicação em demasia de produtos na pele frágil e sensível da criança!

Expor o bebé ao sol?
Planeia viajar em férias com o seu bebé? Ou a zona onde mora é particularmente ensolarada? Tenha atenção no que respeita às exposições solares do bebé… Deverão ser tomadas algumas precauções…

Exposição solar: bebé em perigo!
A pele do bebé é ainda imatura e frágil, é sensível às queimaduras solares que podem ser rapidamente perigosas e dolorosas para o mesmo. Assim, até ao primeiro ano de idade, evite expor o bebé diretamente aos raios solares. Se não conseguir proceder de outra forma, reduza os riscos existentes tomando certas precauções…

1)      Vista o seu bebé dos pés à cabeça!
Camisola com mangas compridas, calças de algodão, chapéu com bordas largas… Não tenha receio de o cobrir, é para a sua segurança! E a cada banho, não o deixe com as suas roupas vestidas e molhadas. Mude a roupa do bebé para que ele permaneça seco!

2)      Utilize um creme solar com um índice proteção elevado!
A cada exposição solar, e a cada 2 horas, preencha todas as partes não cobertas do corpo do bebé com um creme solar com proteção elevada ou um spray protetor solar especial crianças, com um índice mínimo de 25. Renove a aplicação após cada banho.

3)      Compre um bom par de óculos de sol para o seu bebé!
Os olhos dos mais pequenos são frágeis, e os raios UVA e UVB são muito agressivos. Arranje um bom par de óculos e coloque-os no seu bebé em cada exposição solar.

4)      Evitar as horas de maior calor!
Entre as 12h e as 16h, o sol está no seu apogeu, demasiado forte para a pele frágil dos bebés. Prefira sair com o seu bebé de manhã ou ao final da tarde, quando o sol está menos perigoso. E mesmo assim, cubra o bebé e proteja-o com a ajuda de um chapéu-de-sol ou de um guarda-chuva.

5)      Assegure-se de que o seu bebé bebe água regularmente!
As crianças, sobretudo as mais pequeninas, podem ficar desidratadas rapidamente… Quando as expõe ao sol, certifique-se de que bebem muita água para evitar qualquer tipo de incidente.

Não se esqueça: toda e qualquer exposição solar do bebé tem riscos associados… É por isso que não deve tomar estas recomendações de ânimo leve.