Cuidados faciais para pele mista: os benefícios
Você tem bochechas secas ou normais e a zona T (testa, nariz e queixo) oleosa, com tendência a imperfeições? Sem dúvida, você deve saber que tem pele mista. Adolescentes a partir de 12 anos e adultos podem ter uma produção igualmente distribuída e concentrada na região central do rosto.
Você tem bochechas secas ou normais e a zona T (testa, nariz e queixo) oleosa, com tendência a imperfeições? Sem dúvida, você deve saber que tem pele mista. Adolescentes a partir de 12 anos e adultos podem ter uma produção igualmente distribuída e concentrada na região central do rosto.
Com tendência acneica, é fundamental usar cuidados que sejam ao mesmo tempo anti-seborréicos para agir como um absorvente na pele e hidratantes.
Cuidados fluidos e hidratantes, para equilibrar a epiderme
A limpeza é uma fase fundamental para a higiene de peles mistas. Deve atuar profundamente para desincrustar pontos negros e poros entupidos e de forma suave, para não causar uma superprodução de sebo, relacionada a uma agressão externa. Um gel de limpeza ajuda a purificar a epiderme. Com propriedades reequilibrantes, o óleo de avelã também é recomendado para a remoção da maquiagem de peles mistas.
Um creme matificante é essencial para o rosto. Com ação dermo reguladora, ajudará bastante a reduzir os poros dilatados e a refinar a textura da pele. Além de garantir hidratação, ele matifica a epiderme e a prepara para uma maquiagem de longa duração.
Maquiagem adaptada para peles mistas
Para esconder espinhas, é fundamental optar por uma maquiagem de cobertura leve. Muito espessa, pode parecer pouco natural, com efeito máscara, e acentuar a acne.
Primeiro, é preciso corrigir o tom da pele com um corretor, como um anti-olheiras. Aplicado com pincel, em pequenas manchas, ele disfarça vermelhidões e espinhas. Escolha uma tonalidade um pouco mais clara que o creme de base.
Depois, você pode optar entre um BB cream, uma base ou até mesmo um creme tonalizante. O produto deve ter a mesma cor da pele, com acabamento aveludado e matte. Pode ser escolhido na versão fluida, aplicada com uma esponja redonda ou pincel, ou compacta, com uma esponja retangular e fina. Lembre-se de limpar bem seus kits de maquiagem para evitar a transferência de bactérias para a pele acneica.
Depois, finalize a pele com um pó matificante. Solto, deposita uma leve camada de transparência na pele, com uma esponja. Compacto, oferece maior cobertura, mantendo a finesse, e é aplicado com pincel.
A última etapa é realçar o tom da pele com um contorno feito com pó de sol, na forma de um 3 invertido, usando o pincel. Conforme o desejo, o blush rosa ou coral dá um aspecto saudável e deve ser aplicado nas maçãs do rosto. Seja suave com o iluminador, aplicando em pequenas quantidades, nas têmporas e no arco do cupido, evitando a ponta do nariz e o centro da testa, para não acrescentar brilho excessivo.
Leia também:
Cuidados faciais para pele seca: os benefícios
Qual cuidado facial usar aos 30 anos?
Fazer um cuidado facial: os benefícios