Qual é o papel do sono no desenvolvimento do bebê?
O sono, é um elemento essencial do desenvolvimento da criança. Quando a criança dorme, ela não apenas descansa, é muito mais complexo:
- Ela se recupera, o que lhe permite acordar descansada (e a nós também!).
- Ela cresce: é principalmente durante o sono que o hormônio do crescimento é secretado.
- Seu sistema nervoso e seu desenvolvimento cerebral se organizam e se aperfeiçoam.
- Ela memora tudo o que viveu, experimentou ou aprendeu durante o dia.
- Ela sonha, o que ajuda, entre outras coisas, a liberar as tensões acumuladas ao longo do dia.
- Seu sistema imunológico se fortalece.
Mas e quanto ao bebê?
Do nascimento até os dois meses, o bebê dorme cerca de 16 a 20 horas por dia, com poucos períodos de vigília ativa. Ele passa por fases de sono agitado, que garante a maturação do cérebro, e de sono calmo, indispensável para o crescimento e o bom desenvolvimento corporal. Os ciclos duram cerca de 50 minutos e são de 16 a 20 a cada 24 horas, mas podem se suceder sem que o bebê acorde. Por isso, seu bebê só acorda aproximadamente a cada 3-4 horas.
- O sono agitado dura de 15 a 25 minutos; durante essa fase, seu bebê adormece e depois dorme profundamente, mas continua se mexendo. Ele pode fazer mímicas faciais, sorrir, piscar e agitar as mãos. Essa fase permite a formação e o desenvolvimento dos circuitos neurais, contribuindo assim para a maturação do cérebro. Depois, ela evolui e passa a representar apenas 30% do sono total. Aos poucos, vai se tornar o sono REM do adulto, que corresponde ao sono dos sonhos.
- Durante o sono calmo, o recém-nascido dorme, parece mais calmo e sua respiração tem um ritmo regular. Esse período permite a recuperação do cansaço físico. É principalmente durante essa fase que são secretados muitos hormônios, incluindo o hormônio do crescimento, que favorece a regeneração dos tecidos e das células. Essa fase evolui depois para o sono lento.
Após os 2 meses de idade, o sono do bebê é composto por três estágios: sono REM-sono leve-sono profundo lento.
É aos 9 meses que as características dos ciclos tornam-se quase idênticas às do adulto: duração global de 90 minutos e sequência de 5 fases.
O seu papel na instalação, organização e respeito desse sono é fundamental, mas isso é outra história.