Como melhorar o bem-estar do bebê com pele com tendência atópica?
Uma pele com tendência atópica é caracterizada por anomalias na barreira cutânea (camada córnea da pele e lipídios) relacionadas a um terreno genético e responsável, entre outras coisas, por um estado de seca importante da pele (xerose) que se manifesta por lesões cutâneas variadas, mas todas provocando uma coceira intensa. Seu bebê pode mostrar isso quando está despido, mas também pode causar desconforto (bebê irritado) ou distúrbios do sono. Além disso, essa secura da pele a torna mais permeável a alérgenos externos (alteração da função de barreira), que podem induzir alergias digestivas ou respiratórias ou agravar a eczema nesse terreno predisposto.
É por isso que é fundamental restaurar e preservar essa barreira cutânea, combatendo a xerose:
- O uso de cremes emolientes hidratantes e calmantes adequados faz parte integrante dos cuidados para esse tipo de pele.
- Assim como os cuidados de higiene: não dê banhos muito quentes nem muito longos. Prefira o duche. Evite usar água muito dura (calcária) ou muito clorada. Evite sabonetes, dando preferência aos syndets, sabonetes dermatológicos com pH ácido ou, melhor ainda, óleos de limpeza. Seque sem esfregar, apenas pressionando suavemente para não irritar a pele. Evite tecidos irritantes. Mantenha uma temperatura fresca no quarto, dia e noite. Não exponha ao fumo, entre outros cuidados.
Uma hidratação regular permite realmente reparar a pele do seu bebê, reidratá-la e devolver-lhe assim o seu papel de barreira, como uma pele considerada “normal” deve fazer. Assim, você contribuirá para facilitar o bem-estar do seu bebê, eliminando todos esses desconfortos.