O que saber antes de partir para os esportes de inverno
Seu pequeno pode acompanhar a família nos esportes de inverno, mas é necessário tomar algumas precauções:
- Escolha uma altitude adequada à sua idade: entre 4 meses e 2 anos, ele pode suportar muito bem 1800 m de altitude, mas até 1 ano é melhor não ultrapassar 1500 m, pois sua adaptação à queda de pressão e à diminuição do teor de oxigênio no ar pode ser difícil (irritabilidade, choro, dificuldades para dormir…). Consulte seu médico, especialmente se ele tiver alguma doença crônica. Antes de 4 meses, evite ultrapassar 1000 m.
- Se você usar o carro, faça pausas durante a subida para a estação para evitar, entre outras coisas, problemas de ouvido. Da mesma forma, atenção aos teleféricos e cadeiras suspensas que às vezes sobem muito bruscamente.
- Claro, atenção ao friod : Leve roupas adequadas (e elas estão cada vez mais eficazes) em quantidade suficiente, pois mesmo após uma noite podem ainda estar úmidas. Pense nas mãos, pés e cabeça, que são ainda mais sensíveis. Mas não se esqueça que seu bebê, não fazendo nenhuma atividade física, está ainda mais exposto ao frio: evite passeios muito longos. Seu bebê deve estar protegido do frio, mas não apertado demais nas roupas. Ele deve poder respirar e se mover. Se você o levar no carrinho, uma manta de lã não é supérflua.
- Proteja a pele dele do frio usando produtos adequados para a idade, sem esquecer o rosto, os lábios e as mãos… e reaplique-os com frequência!
- Mas também do sol, pois os raios em altitude e o reflexo na neve são ainda mais nocivos. Atenção aos olhos ! Seu bebê deve, portanto, usar óculos com normas CE tipo 3 ou 4.
- Cuidado também com o ar muito seco nos chalés ou apartamentos : um umidificador pode ser útil.
Mas acima de tudo, não se esqueça que é apenas por volta dos dois anos, quando ele já estiver andando bem, que poderá realmente aproveitar as alegrias da neve.