Como cuidar dos olhos do bebê?
Pequenas crostas amarelas costumam estar presentes pela manhã ao redor dos olhos, formadas pelo muco das lágrimas, poeira e células mortas. Seu bebê se livra delas durante o dia com o movimento das pálpebras.
Mas à noite, os olhos « descansam » e essas secreções normais endurecem e formam essas crostas. Às vezes, são tão abundantes que os olhos ficam grudados ao despertar.
Esse fenômeno às vezes é agravado por uma falha no funcionamento do canal lacrimo-nasal: passagem entre os olhos e o nariz no ângulo interno do olho, que pode estar temporariamente bloqueada ou até impermeável, o que atrapalha a evacuação das lágrimas e dessas secreções.
É importante limpar regularmente os olhos do seu bebê, fazendo-o do canto interno (nasal) para o canto externo, para remover as impurezas do olho para fora com um algodão embebido em soro fisiológico ou, de preferência para recém-nascidos, com uma gaze estéril.
Às vezes essas secreções podem infeccionar e, após a lavagem várias vezes ao dia, pode ser necessário um colírio antibiótico que seu médico irá prescrever. Se essas infecções recorrentes persistirem ou durarem após 4 meses, pode ser necessário desobstruir o canal lacrimal: seu médico irá aconselhá-lo.
Como sempre, realize os cuidados com delicadeza, carinho e amor.