4 mitos sobre protetores solares: vamos desmistificá-los juntos!
Os solares, embora recomendados em todos os lugares e para todos, sofrem de um certo desconhecimento que, em seu rastro, traz alguns mitos que as Sacrées Natures decidiram desconstruir hoje para você.
<
« O protetor solar impede o bronzeado »
Usar um protetor solar total impediria o bronzeado e, portanto, protegeria 100% contra queimaduras solares. Isso é falso! Não apenas o protetor solar não impede o bronzeado, na verdade, sua pele não ficará branca como leite se você se expuser após aplicá-lo, mas além disso, ele apenas reduz o impacto do sol.
De fato, os solares atuam como retardadores, protegendo a pele do vermelhidão, do aquecimento, das queimaduras solares, do envelhecimento cutâneo e de riscos mais graves causados pelos UVA e UVB.
Portanto, sim, você bronzeia com protetor solar, e além disso, para estar bem protegido, é necessário aplicar o índice SPF adequado para sua pele.
Para peles claras ou muito claras (fototipos I e II), mais propensas a queimaduras solares, recomenda-se um SPF 50+, enquanto para peles morenas a escuras (fototipos III a VI), pode-se escolher um SPF 30.
“Uma aplicação basta para o dia todo”
Você talvez já tenha ouvido dizer que basta aplicar o protetor solar antes de ir à praia para estar protegido o dia inteiro. Mais uma vez, isso não é verdade. Além de a maioria dos protetores solares não serem resistentes à água e ao suor, mesmo que você fique na areia, a intensidade dos raios solares exige reaplicação regular.
Em média, e independentemente do fator de proteção escolhido, o protetor solar deve ser aplicado a cada duas ou três horas, de maneira uniforme, em todo o corpo. Não importa se você usa creme, spray ou óleo. Um protetor solar eficaz é aquele que é reaplicado.
Além disso, não economize na quantidade. A maioria dos protetores solares já não deixa mais “efeito branco” na pele, então não há motivo para se preocupar com isso em relação ao seu corpo de verão. A Corine de Farme recomenda, em média, 7 colheres de chá para proteger todo o corpo.
Portanto, se você entrar na água, sair e se secar a cada vez… não se esqueça de renovar sua proteção UV.
Acelerador de bronzeado… Por que funciona?
É possível bronzear usando protetor solar? A resposta é sim e é normal
Protetor solar que ativa o bronzeado
Como preparar a pele para o sol antes das férias
“Posso reutilizar meu protetor solar de um ano para o outro”
Cada verão com seu protetor solar! É simples assim. Claro, se você viajar várias vezes, se for para o sol no inverno ou se, este ano, tiver várias férias seguidas, pode manter seu protetor até a data de validade.
Por outro lado, se as férias de verão são seu momento favorito de desconexão e você guarda todos os dias acumulados para aproveitar, não se esqueça de trocar o protetor solar. Sim, para garantir a melhor proteção ao sol, é bom não arriscar!
A única exceção é o tubo que ainda não foi aberto. Comprado para se prevenir ou em duplicidade, enquanto estiver fechado, pode ser guardado por até 3 anos. Já os protetores abertos têm validade máxima de 12 meses, indicada pelo pequeno símbolo de pote aberto.
Um produto solar é suficiente para toda a família
Por fim, é comum que as malas tenham apenas um tubo de protetor para toda a família. Se é verdade que uma proteção familiar é melhor do que nenhuma, cada pele merece um protetor adaptado às suas necessidades e fragilidades.
Bebês, por exemplo, precisam de proteção solar muito alta para evitar que sua pele sensível sofra queimaduras. Além disso, especialistas recomendam sempre vesti-los com roupas leves, mas que cubram o corpo, e priorizar a sombra entre 12h e 16h.
Se você tiver dúvidas, saiba que é sempre possível pedir um diagnóstico solar ao seu farmacêutico ou dermatologista para saber qual protetor comprar, como aplicar e qual fator de proteção é o melhor para você.
E, para completar, você sabia que a Corine de Farme oferece protetores solares orgânicos, certificados pela Ecocert? Respeitosos com sua pele e com o meio ambiente, para melhor protegê-lo, eles passam por muitos controles antes de serem entregues!
Qual é a duração de uma proteção solar