Como fazer a higiene íntima após a menstruação?
A higiene íntima, feminina e masculina, continua sendo um assunto relativamente tabu e difícil de abordar com tranquilidade. No entanto, ela é fundamental para uma boa higiene geral, sem irritações ou infecções. Mas, para explicá-la, ainda é preciso saber como fazer a higiene íntima, especialmente após a menstruação.
A importância da higiene íntima pós-menstruação
A flora vaginal feminina é muito delicada e particularmente sensível às mudanças hormonais. Durante o período menstrual, os níveis de estrogênio diminuem enquanto o pH aumenta. Além disso, algumas bactérias tendem a se multiplicar mais facilmente durante a menstruação. Portanto, é especialmente importante fazer a higiene íntima após a menstruação, para evitar desconfortos como candidíase e vaginose. E, claro, o que há de mais agradável do que se sentir fresca e confortável com seu corpo e suas roupas íntimas, especialmente nesse período? Cólicas, umidade, calor e absorventes menstruais não contribuem realmente para o bem-estar feminino, então, se a higiene íntima pode ajudar você a se sentir bem, não deixe de fazer.
Como escolher um produto adequado e suave para a zona íntima
Como os produtos perfumados podem irritar a pele sensível da zona íntima, prefira um cuidado de limpeza sem perfume, composto pelo máximo de ingredientes naturais. Na Corine de Farme, desenvolvemos para você o gel de higiene íntima adulto 250 ml, que orgulhosamente contém 98 % de ingredientes de origem natural.
A menção “hipoalergênico” garante um risco muito reduzido de alergias e irritações. A propósito, o nosso gel de limpeza íntima sem perfume foi formulado sob controle farmacêutico e testado sob controle dermatológico.
Certifique-se também de sempre escolher um produto com selos que indiquem sua compatibilidade ginecológica; isso garante suavidade e segurança para sua pele. O gel de higiene íntima adulto Corine de Farme, a propósito, é certificado como dispositivo médico.
Vale lembrar que os géis de higiene íntima, ao contrário dos lubrificantes íntimos, são exclusivamente para uso externo.
4 boas práticas para uma higiene perfeita durante e após a menstruação
- Lave-se com água morna, pois ela é menos agressiva para a pele do que a água quente, que tende a desidratá-la e irritá-la. Aliás, na região íntima, o contato com água quente pode até ser doloroso.
- Ao se lavar, sempre limpe da frente para trás, mesmo que isso pareça contra-intuitivo. Esse método evita a transferência de bactérias do ânus para a vagina (ou uretra), reduzindo o risco de infecção.
- Evite usar luvas de banho, esponjas ou flores de banho, pois tendem a reter germes e bactérias, facilitando sua transmissão.
- Após a higiene, e isso vale para o período menstrual, mas não só, seque-se cuidadosamente com uma toalha limpa. A umidade pode favorecer o desenvolvimento de microrganismos e, assim, causar infecções.
- Por fim, evite duchas vaginais, pois podem perturbar o equilíbrio natural da vagina e eliminar as bactérias benéficas presentes naturalmente na flora.
Como cuidar da sua higiene íntima e sentir-se bem?
Para uma higiene íntima eficaz que ajuda você a se sentir fresca e bem todos os dias, reserve um tempo diariamente, no banho ou no chuveiro, para usar seu gel íntimo feminino para uma limpeza suave, feita com as mãos.
Dê preferência a roupas íntimas de algodão, de preferência orgânico, pois são muito mais respiráveis para a pele.
Escolha cuidados naturais, enriquecidos com extratos vegetais, com uma composição próxima ao padrão Clean Beauty e fabricados na França. Você sabia? Os produtos Corine de Farme reúnem todas essas vantagens para você.
E claro, em caso de desconforto, coceira, dor, sensação de ardor… e também pontualmente, não hesite em consultar seu médico ou ginecologista para tirar todas as suas dúvidas.