Bebê não quer dormir sozinho, o que fazer?
Se é “normal” que seu bebê compartilhe seu quarto (mas não sua cama) até os 4 a 6 meses, depois é preciso aprender a se separar um do outro e seu bebê deve então dormir sozinho, na sua própria cama.
Se seu bebê quer dormir com você ou não consegue adormecer sozinho, há, é claro, diversas causas invocáveis dependendo da idade:
- Você não consegue se separar dele, independentemente do motivo.
- Você não soube dar referências a ele, especialmente se ele resiste ao sono e você está disposta a tudo para fazê-lo dormir (braços, carrinho etc.). Ora, ele deve acordar no lugar onde adormeceu.
- Ele tem medo… do lobo, do escuro, dos monstros, bruxas etc.… o que coincide com o desenvolvimento e a explosão de sua imaginação.
- Ele teve um pesadelo assustador e dormir com você o tranquiliza: sua segurança se torna sua cama!!!!!
- Ele tem medo de ser abandonado após um nascimento na família ou quando não vê um de seus pais à noite/de manhã devido a um retorno tardio à noite ou uma partida cedo de manhã ou após uma mudança de residência, ou uma viagem…
- Ele fica ciumento de um de seus pais (Edipe) e tenta chamar atenção para si
O que fazer então ?
- Adote um ritual para a hora de dormir (história, canção, arrumação dos bichinhos de pelúcia, carinho) sempre no mesmo horário, na mesma ordem, mas na sua cama, depois fique um pouco ao lado dele, mas saia antes que ele adormeça completamente. Se ele chamar você de volta, seja tranquilizadora com serenidade, mas com firmeza. Não entre em um círculo vicioso.
- Quando ele for maior, se tiver medos, converse com ele tranquilizando sobre suas preocupações, mas para dar segurança, não entre na lógica dele. Não responda às suas angústias mostrando as suas ou se culpando. Se ele tem medo do escuro, por que não uma pequena luz de presença?!
- Durante o dia, ensine-o a brincar sozinho por pequenos períodos no seu bebê conforto ou no cercadinho.
- Saiba identificar esses pequenos sinais de cansaço (bocejo, esfregar a orelha ou os olhos), mas não espere para colocá-lo na cama quando ele já estiver no meio de um ciclo. Isso não vai funcionar. Aprenda a identificar e respeitar esses ciclos de sono.
- Proporcione a ele uma vida calma, serena e protetora durante o dia.
- Não mostre suas tensões, estresse, preocupações e, se um evento familiar importante te abalou, se você está triste, explique a ele que não é por causa dele e que ele não precisa se preocupar.
- A posição dele na cama e a posição da cama no quarto devem permitir que ele veja o que acontece ali e, principalmente, a porta por onde você sai, mas também por onde você volta de manhã.
Tudo isso não é fácil, mas uma firmeza serena e afetiva deve permitir que você evite esse problema.