É possível bronzear-se com protetor solar? A resposta é sim e isso é normal
Uma ideia bastante comum é que não se bronzeia ao usar protetor solar. Isso é falso. A resposta à pergunta: “Bronzeamos com protetor solar?” é sim. A confusão talvez venha do fato de que o protetor solar cria uma “barreira” que impede a formação de queimaduras solares, mas não impede que o sol em si atinja a pele.
Entendendo o bronzeado e o papel do protetor solar
O bronzeado, tão desejado a cada verão por seu efeito de “boa aparência” indiscutível, é na verdade um mecanismo de defesa engenhoso criado pela epiderme para se proteger dos efeitos nocivos dos raios UV. Ao reforçar a produção de melanina, a pele impede que os UVs penetrem mais profundamente e prejudiquem os tecidos. Enquanto os UVC são bloqueados pela camada de ozônio, os UVB são responsáveis pelas queimaduras solares e os UVA pelo envelhecimento da pele. É aqui que o protetor solar entra em ação. Aplicado regularmente e corretamente, ele cria uma barreira adicional que aumenta a proteção da epiderme contra vermelhidão, aquecimento e queimaduras; as famosas queimaduras solares. No entanto, uma pequena proporção de UV ainda atinge a pele, desencadeando naturalmente a resposta mencionada acima, uma (sobre)produção de melanina.
É possível bronzear-se com protetor solar e por quê?
Sim, é perfeitamente possível bronzear-se usando protetor solar e isso é normal. Independentemente do seu fator de proteção UV, um protetor solar não bloqueia todos os raios UV, ele filtra uma grande parte deles.
Isso permite que a pele bronzeie gradualmente e com segurança, bem protegida dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta, como as dolorosas queimaduras solares, o envelhecimento prematuro irreversível da pele e o desenvolvimento de doenças graves, por vezes incuráveis.
Na verdade, o protetor solar atua como um filtro de retardamento. Quanto maior o índice de FPS (Fator de Proteção Solar), mais você adia o momento em que a queimadura solar aparece.
Por exemplo, se você tem pele sensível e fica vermelho em apenas alguns minutos, um protetor solar com FPS 50 multiplica por 50 esse mesmo intervalo de tempo.
Como escolher o protetor solar adequado para bronzear-se com segurança
O tipo de protetor solar escolhido e seu fator de proteção (FPS) influenciam o seu bronzeado. Um protetor solar com FPS alto (30 ou mais) proporciona um bronzeado mais lento e suave, mas oferece melhor proteção contra os danos causados pelos raios UV. Já um protetor solar com FPS baixo (15 ou menos) permite um bronzeado mais rápido e intenso, mas oferece menor proteção contra os raios UV.
Agora que você sabe que é possível bronzear-se mesmo usando protetor solar, vamos ver juntos como escolher a proteção mais adequada para a sua pele. Para você, as Sacrées Natures Corine de Farme formularam uma linha completa de protetores solares para rosto e corpo com composição limpa e embalagem reciclável.
O protetor solar para rosto e corpo FPS 50 (também disponível em FPS 30) garante proteção eficaz contra UVA e UVB. Enriquecido com monoï do Taiti, hidrata e deixa a pele acetinada durante toda a exposição. Formulado, fabricado e embalado na França, seu frasco ostenta com orgulho as cores azul, branco e vermelho do made in France.
Para peles sensíveis, a Corine de Farme desenvolveu o protetor solar para rosto e corpo FPS50+. Sem perfume, testado sob controle farmacêutico e dermatológico, também conta com o poder hidratante da flor de tiaré.
Além disso, o protetor solar para rosto e corpo FPS50+ Babies & Kids é perfeitamente adaptado para proteger a pele delicada dos pequenos a partir de 3 anos. Sem perfume, não oleoso e não pegajoso, deixa a pele macia, hidratada e bem protegida.
3 dicas para bronzear-se com segurança
Depois de escolher o melhor protetor solar, reaplique-o regularmente (cerca de cada duas horas), especialmente se você suar ou nadar com frequência.
Evite exposições prolongadas e fuja dos raios solares entre 12h e 16h, todos os dias. Se sair, não se esqueça de usar um chapéu de abas largas e óculos escuros, além da sua proteção Corine de Farme.
Por fim, beba bastante água durante todo o período de calor intenso e aplique diariamente um leite hidratante pós-sol ou uma geleia refrescante para acalmar as células sensibilizadas da sua epiderme.
Encontre muitas outras informações, especialmente sobre a escolha dos óleos secos à venda na nossa loja online. Descubra também a importância de usar um leite de proteção solar.