Quais são as dicas para colocar o bebê na cama e ajudá-lo a adormecer?
Claro que tudo depende da idade do bebê e das circunstâncias.
Mas um ponto é fundamental:
Ele precisa gostar desse momento de adormecer e gostar de fazê-lo na sua cama, ou seja, aceitar naturalmente (e por essa necessidade indispensável que é o sono) de te deixar. Mas também que você aceite se separar dele.
- É importante que ele se sinta seguro, que adormeça tranquilamente, é preciso respeitar seus ritmos de sono (diferentes conforme a idade e o bebê) e assim estabelecer um ritual para a hora de dormir.
- Esse ritual deve ser imutável: à noite, sempre no mesmo horário, para que se torne para ele um ponto de referência seguro, calmo, carinhoso e afetuoso, avisando que é hora de dormir. Esse ritual passa por um ambiente familiar e reconfortante (sua cama, seu quarto isolado do barulho e da luz à noite), uma historinha, um carinho, música, um objeto familiar “doudou”, confidências/segredos, tudo é válido desde que não o excite e não dure horas… É preciso saber impor limites (principalmente após os 6 meses)… caso contrário, é a porta aberta para todas as birras!!!
- Se você o embala para adormecer, coloque-o na cama assim que ele começar a cochilar (ele deve adormecer na própria cama) e saia antes que ele esteja completamente dormindo.
- E se ele chamar você de novo, seja tranquilizadora com serenidade, mas com firmeza. Não entre em um círculo vicioso. Não corra ao menor choro depois que ele adormecer. Dê-lhe tempo para voltar a dormir sozinho. Não ceda à mamadeira para ajudá-lo a adormecer novamente…
- Não tente fazê-lo dormir se ele estiver agitado (nada de brincadeiras agitadas antes de dormir), nervoso ou no meio do ciclo… enfim, se ele não estiver pronto.
- Saiba então identificar esses pequenos sinais de cansaço (bocejo, esfregar a orelha ou os olhos, às vezes até choro…) sinais que anunciam a necessidade de sono, principalmente se tensões familiares, uma viagem, jet lag, mudança de rotina (creche) estiverem perturbando o sono dele.
- Não elimine a(s) soneca(s) para que ele durma melhor à noite. Isso pode ter o efeito contrário.
A qualidade do adormecer e, portanto, do sono, se educa como sempre com firmeza serena e amorosa.