Como escolher um bom leite corporal?
Quando se trata de hidratação corporal, é fundamental escolher um cuidado adequado à natureza da sua pele. As loções e géis corporais são destinados às peles normais, que desejam fornecer água à sua pele, com cuidados leves. Não oleosos, eles penetram rapidamente na epiderme.
Para peles secas, a hidratação deve ser regular e intensa, com produtos cremosos, para amaciar a pele e evitar o efeito "pele de crocodilo" feio. A manteiga corporal é uma fórmula queridinha do inverno, rica em ingredientes altamente nutritivos. No verão, gostamos de reparar a epiderme com um óleo seco que deixa uma aparência sedosa.
Manteiga corporal, uma fórmula hidratante concentrada
Com sua textura espessa, a manteiga corporal exige uma massagem longa no corpo para penetrar na pele. Ela geralmente contém manteiga de karité, cacau, óleo de coco ou azeite de oliva para nutrir e reparar a pele, que pode ficar rachada pelo frio.
A manteiga corporal pode ser aplicada em todo o corpo. Basta pegar uma pequena quantidade e aquecê-la entre as mãos para torná-la mais fluida. Para as mãos e os pés, prefira cuidados específicos. Calcanhares rachados ou fissuras precisam de cuidados intensos, insistindo nas áreas muito secas.
A manteiga corporal deve ser aplicada de preferência à noite, para recriar uma película hidrolipídica durante a noite e favorecer a renovação celular. Mais espessa e rica, pode ser pegajosa.
Óleo seco para realçar a pele
Para devolver o brilho à pele, o óleo seco é o cuidado ideal para nutrir as camadas superiores da pele sem deixar um filme oleoso. Pode ser um complexo de óleos vegetais ou extraído de um único ingrediente, como o óleo de argan. Chamado de ouro do Marrocos, este último é um verdadeiro milagre para a pele graças à presença de vitamina E e ácidos graxos essenciais, que lhe conferem propriedades antioxidantes.
No verão, ao sol, a pele bronzeia mas pode ficar mais opaca. O óleo seco devolve o brilho. Ele pode ser enriquecido com micro-nácares para refletir a luz. O óleo seco também pode ser usado nos cabelos, antes do shampoo como banho de óleo ou nas pontas na hora de pentear.
Dependendo do óleo, é até possível adicionar algumas gotas de óleo essencial, para promover o relaxamento, com lavanda, conforto muscular, graças ao alecrim-cânfora, ou um efeito anticelulite com ylang-ylang.