Como gerenciar o tempo de sono do bebê de acordo com a idade?

pediatra

Dr Valleteau de Moulliac,
Pediatra conselheiro dos Laboratórios Sarbec

 

Como gerenciar o tempo de sono do bebê de acordo com a idade?

O sono do seu bebê se organiza e amadurece gradualmente com o tempo.

Ao nascer, ele não faz distinção entre dia e noite. Seu sono se divide em períodos de 2 a 4 horas (cerca de 2 horas se estiver amamentando). Ele acorda apenas para satisfazer suas necessidades primárias, como comer para saciar a fome. Seu relógio biológico, que regula os períodos de vigília e sono, ainda não está ajustado. Na verdade, o recém-nascido passa progressivamente de um ritmo ultradiano (alternância de vigília e sono a cada 3-4 horas) para um ritmo circadiano de 24 horas. Os ciclos de sono só se estabelecem realmente por volta de 4 a 5 meses. Assim, o ritmo dia-noite se instala normalmente e naturalmente antes dos 6 meses, com grande variabilidade de uma criança para outra, já que alguns bebês podem adquiri-lo já na 3ª ou 4ª semana. Durante os três primeiros meses, esses ciclos ocorrem em períodos repetidos ao longo das 24 horas, intercalados por fases de vigília principalmente reguladas pela sensação de fome ou saciedade.

A duração do sono é, em média, de 23 horas ao nascer, de 16 a 18 horas aos 3 meses. Progressivamente, os ciclos de sono vão se fundindo em um bloco que as exigências sociais devem conciliar com a noite. De 3 meses a 3 anos. A duração total do sono diminui lentamente. É de 14 a 16 horas ao 1º ano, de 12 a 14 horas aos 3 anos (incluindo 2 horas de soneca).

Portanto, é necessário ajudar seu filho a estruturar bem o sono durante os primeiros meses de vida, isso facilitará o futuro:

  • Para facilitar a diferenciação entre dia e noite, quando você o alimentar à noite, faça isso em silêncio, com luz suave, tente não falar com ele e troque-o muito delicadamente no berço, somente se for necessário.
  • As sonecas podem ser feitas fora do berço e à luz do dia nas primeiras semanas. Assim que a criança começar a diferenciar melhor o dia da noite, as sonecas devem ser feitas no berço e em penumbra, para favorecer um sono longo e reparador.
  • Respeite esses ritmos de sono, não o estimule demais durante o dia. Adote um ritmo de vida calmo e equilibrado, sem nervosismo ou agitação  e, principalmente, leve em conta suas necessidades alimentares, seja no peito ou na mamadeira, para que ele  tenha sempre o que precisa . Verifique seu conforto, nem muito quente nem muito frio, bem enrolado, acostume-o a adormecer sozinho e no berço, e não nos braços ou mamando. Saiba identificar os sinais de cansaço. Não perca os momentos propícios para adormecer.

 Pais, tornem-se bons “doadores” de sono! 

Dr. Valleteau de Moulliac