Como integrar bem o bebê à família?

pediatra

Dr Valleteau de Moulliac,
Pediatra conselheiro dos Laboratórios Sarbec

Como integrar bem o bebê à família?

Você está ou acabou de dar à luz a um novo bebê e se pergunta como integrá-lo sem problemas na sua família.

Saiba que uma criança, especialmente entre 1 e 3 anos, às vezes tem dificuldades em lidar com a chegada de um bebê na família. Ela pode se sentir ciumenta ou negligenciada e acreditar que o novo membro vai tomar seu lugar: ela tem dificuldade em compartilhar a atenção dos pais. Claro que as reações podem ser muito diferentes de uma criança para outra, já que também dependem da idade, mas também da maneira como você preparou a chegada do recém-nascido.

Isso pode se manifestar por uma hiperexcitação, orgulho, mas também ciúmes, tristeza, ressentimento ou até comportamento infantil, uma regressão em relação à higiene ou alimentação.

Aqui estão alguns conselhos :

  • Diga-lhe que você o ama tanto quanto antes e tanto quanto ao seu bebê.
  • Explique que tudo o que você faz com o seu recém-nascido, você já fez com ele quando ele também era bebê, que agora há coisas que ele já pode fazer sozinho, mas o bebê ainda não, assim como ele também já foi assim.
  • Deixe-o expressar (e tolere) sua tristeza ou raiva, mas deixe claro que você não aceitará nenhum gesto agressivo em relação ao seu bebê.
  • Deixe-o criar laços com o bebê, chamando sua atenção para as expressões, a forma como ele reage às vozes, aos carinhos, aos estímulos… fazendo-o participar, dando-lhe pequenas responsabilidades para ajudar de acordo com suas habilidades.
  • Deixe-o brincar com o bebê, claro, sempre sob supervisão, ou demonstrar seu afeto (pegá-lo no colo se puder sem risco, abraçá-lo, acariciá-lo, beijá-lo) e fale para ele sobre as reações positivas do seu bebê.
  • Enfatize a importância do seu papel de irmão ou irmã mais velho tanto para ele quanto para os outros ao redor, mas também permita que ele continue sendo pequeno e viva como uma criança da sua idade.
  • Seu filho mais velho não deve se sentir isolado nem rejeitado: dedique um tempo só para ele, não em quantidade, mas em qualidade, estando totalmente disponível para ele. Claro que o pai ou os avós podem e devem participar, especialmente se você estiver ocupada com o bebê; façam atividades em família (passeios, compras, etc…)
  • Mas não exagere também. Não lhe dê a impressão de que você tem algo a se desculpar. Isso só poderia aumentar sua ansiedade potencial ou ele poderia se aproveitar disso (não há ator sem plateia) e, se essa integração te estressa, principalmente não demonstre.

Assim, com muito carinho, afeto e compreensão, tudo deve correr bem.

Dr. Valleteau de Moulliac