Como reconhecer uma pele seca com tendência atópica?
Se o seu bebê tem uma pele seca (o que chamamos de xerose cutânea) após 3 semanas de vida, isso pode ser um dos sintomas de dermatite atópica (eczema atópico).
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica que evolui sobre um fundo de pele seca por crises recorrentes, com prurido (coceira) quase constante, afetando principalmente o recém-nascido e a criança pequena portadores de uma predisposição genética: o terrain atópico, que também favorece asma, rinite ou conjuntivite alérgica, mas não é uma doença alérgica. É uma doença da função de barreira da pele.
Nem todos os bebês com pele seca têm dermatite atópica, mas é preciso considerar essa possibilidade quando:
- Existe um histórico familiar
- Por volta dos 3 meses, às vezes antes, aparecem lesões nas partes convexas do rosto, principalmente, e do corpo, formadas por placas vermelhas com pequenas escamas, microvesículas, frequentemente exsudativas e crostosas, que às vezes no tronco e membros têm o aspecto de moedas (eczema numular)
- Após os 2 anos, essas lesões aparecem principalmente nas dobras de flexão
- E principalmente quando há coceira intensa, que é difícil de perceber em bebês pequenos, pois pode se manifestar apenas por distúrbios do sono ou desconforto, irritabilidade, às vezes ansiedade (acima de 2 anos)
Seu médico avaliará então a necessidade ou não de exames complementares, mas irá prescrever os tratamentos necessários para restaurar a função barreira da pele (emolientes) e tratar as crises (dermocorticoides). Ele também irá orientá-lo sobre como tentar prevenir essas crises.
Essa dermatite atópica tende a diminuir com a idade do seu filho, mas pode também ser o primeiro passo para uma asma, rinite ou conjuntivite alérgica, felizmente não obrigatória.