Cuidados com o nariz: dicas e truques

pediatra

Dr Valleteau de Moulliac,
Pediatra, conselho dos Laboratórios Sarbec

Cuidados com o nariz: dicas e truques

Os cuidados com o nariz do seu bebê fazem parte da rotina diária de higiene dele, e é comum, após o banho, colocá-lo de lado, injetar meia dose de soro fisiológico na narina superior, depois trocar de lado e remover as secreções restantes com um cotonete fino embebido em soro fisiológico.

Mas quando o nariz está entupido ou ele está resfriado, é uma situação diferente: de fato, seu nariz é pequeno e suas narinas muito estreitas. Ele só respira pelo nariz, não pela boca, mesmo que ela esteja aberta. Quando as secreções obstruem o nariz, ele tem dificuldade para respirar, especialmente na hora das refeições, mas isso também pode perturbar seu sono. Além disso, a mucosa que o cobre é muito frágil e sensível, podendo sangrar facilmente.

Por isso, é importante desobstruir o nariz dele para aliviar o desconforto, mas com muito cuidado para não machucá-lo.

–         O método mais eficaz para bebês com menos de 6 meses consiste em realizar uma boa lavagem das narinas.

  • Lave as mãos e depois pegue ampolas de soro fisiológico de uso único.
  • Deite o seu bebê de costas ou de lado (alguns preferem de bruços), e mantenha obrigatoriamente a cabeça dele de lado para evitar o risco de “engasgo” (passagem involuntária do soro para as vias respiratórias). Se necessário, peça ajuda para manter seu filho nessa posição ou enrole-o em uma toalha.
  • Coloque suavemente a ponta da ampola na entrada da narina que está mais alta.
  • Injete todo o conteúdo na narina ao mesmo tempo em que fecha a boca do seu filho, para que o soro saia pela outra narina junto com as secreções nasais.
  • Espere até que o bebê engula corretamente e limpe o nariz dele com um lenço descartável.
  • Depois repita a operação com uma nova ampola na outra narina, após virar a cabeça do bebê para o outro lado.
  • É totalmente indolor, mas desagradável, e seu bebê vai demonstrar isso.
  • Não tem problema se ele engolir algumas gotas de soro.

 

– Para os bem pequenos, você também pode umedecer um pequeno pedaço de algodão com soro fisiológico, enrolá-lo e passar em uma narina. Repita a manobra com outro pedaço na outra narina; seu bebê pode não gostar, mas é o método mais suave, embora menos eficaz… e pode desencadear espirros que facilitam a eliminação das secreções.

– Para maiores de 6 meses, também se pode usar aspiradores nasais para bebês, dos quais existem muitos modelos que nem sempre são muito eficazes, ou substituir as ampolas por sprays de água salgada adaptados para crianças.

Essas técnicas devem ser usadas com moderação quando a obstrução nasal causa um verdadeiro incômodo na vida diária do seu bebê.

Uma técnica mais suave: transforme seu banheiro em uma sauna, enchendo a banheira com água bem quente para criar vapor e depois fique fechado com seu bebê por cerca de dez minutos. A umidade ajudará a eliminar as secreções.

– Quando maior, seu filho aprenderá a assoar o nariz.

 

Nariz entupido… desobstrução eficaz… mas suave

Dr. Valleteau de Moulliac