Gravidez: como usar protetor solar durante a gestação sem riscos
Você provavelmente já ouviu falar das controvérsias em torno do protetor solar. Uma questão que te preocupa ainda mais enquanto espera um bebê. Assim, durante a gravidez, usar um protetor solar é, claro, recomendado, mas não qualquer um. Para se proteger dos efeitos nocivos do sol com tranquilidade, siga o guia.
Uma pele (e um bebê) a proteger: por que o protetor solar é essencial na gravidez?
Durante a gravidez, os hormônios, especialmente os estrogênios e a progesterona, fluctuam para apoiar o desenvolvimento do feto. Mas também estimulam os melanócitos, responsáveis pela produção de melanina, que dá cor à pele. Uma reação capaz de causar hiperpigmentação, especialmente durante a exposição ao sol.
A linha escura no ventre e a máscara de gravidez no rosto fazem parte desses fenômenos de escurecimento da pele, cuja ocorrência é significativamente reduzida pela aplicação de um protetor solar adequado.
Além disso, usar um protetor solar na gravidez ajuda indiretamente a proteger seu bebê. Dito isso, sempre prefira produtos adequados para peles sensíveis devido à sua alta tolerância, ou para a epiderme tão fina e delicada das crianças.
Usar um protetor solar durante a gravidez é um gesto simples que leva pouco tempo e ajuda a retardar o envelhecimento da pele e os riscos relacionados aos raios UVA, UVB e UVC (os mais perigosos).
4 critérios para escolher um protetor solar especial para gravidez
Durante 9 meses, e até um pouco depois, sua pele fica mais sensível do que o normal. Por isso, você deve cuidar dela com produtos adequados ao seu estado.
O que muitas vezes esquecemos é que até uma exposição curta, como um passeio ou um almoço ao ar livre, já é suficiente para desencadear hiperpigmentação durante a gravidez. Daí a importância de uma proteção diária, mesmo em dias nublados.
Assim, protetor solar FPS 50+ para bebês & crianças, protetores solares orgânicos, filtros minerais e produtos sem desreguladores endócrinos devem fazer parte do seu armário de farmácia.
Para encontrá-los, não hesite em analisar os rótulos de composição antes de comprar, ou confiar no feito na França. Na Corine de Farme, seguimos as cartas de composição mais exigentes, buscamos minimizar o impacto ambiental da nossa produção e, acima de tudo, queremos atender às suas expectativas!
Sua rotina de verão: 4 etapas para uma proteção perfeita durante a gravidez
Antes de cada exposição, mesmo sem se deitar na areia, aplique sempre seu protetor solar para gestantes, usando sete colheres de chá para todo o corpo e rosto.
Para uma proteção ideal, reaplique regularmente, a cada duas horas aproximadamente, especialmente após nadar ou se você suou muito.
Além disso, não se esqueça de proteger todas as áreas expostas e frequentemente esquecidas, como a nuca e as orelhas.
Por fim, complemente com roupas leves de mangas e calças compridas e um chapéu de abas largas, que não devem te abandonar durante o verão.
Os falsos amigos a evitar durante a gravidez
Grávida ou não, o sol deve ser aproveitado com precaução, mas durante a gravidez nada supera a dupla proteção dos protetores solares Corine de Farme e os melhores conselhos das suas Sacrées Natures.
Antes de tudo, evite, pelo menos por alguns meses, a exposição prolongada. Além do seu protetor solar favorito, use sempre uma camiseta, uma calça larga, um vestido de verão ou um chapéu. Melhor ainda, aproveite o conforto acolhedor das áreas de sombra para evitar queimaduras solares.
Os horários de maior risco são entre 12h e 16h, e até 17h nos dias mais quentes. Aliás, se você presta mais atenção à sua proteção solar durante ondas de calor, não se esqueça dos dias nublados, que também apresentam riscos para sua pele.
Resumindo, grávida ou não, proteja-se sempre contra os efeitos nocivos do sol a curto, médio e longo prazo.
Qual é a duração de uma proteção solar