Higiene do bebê: quais cuidados adotar?
A higiene do bebê deve ser um momento de troca entre os pais e o bebê. Embora o banho permita lavar a criança, é indispensável para relaxar e descontrair. O banho pode ser realizado algumas horas após o nascimento na maternidade.
A higiene do bebê deve ser um momento de troca entre os pais e o bebê. Embora o banho permita lavar a criança, é indispensável para relaxar e descontrair. O banho pode ser realizado algumas horas após o nascimento na maternidade.
Os pais sempre têm uma verdadeira apreensão ao pensar em dar banho, sem a ajuda de auxiliares de puericultura. O essencial é ter tudo ao alcance das mãos para realizar o banho com segurança. Uma banheira para bebê é indispensável e prática para dar banho e manter a água na temperatura adequada.
Gel de limpeza para banho
Como acontece o banho do bebê? A criança deve ser lavada com um gel de limpeza, sem sabão nem perfume. O pai ou mãe ensaboam a criança das partes mais limpas às mais sujas.
Em uma luva macia, basta colocar um pouco de gel de corpo e cabelo. Comece pela cabeça, braços, tronco e pernas. Termine pelo períneo. Depois, basta mergulhar a criança na água. Para verificar a temperatura da água, coloque o cotovelo na água. Essa área do corpo é sensível às diferenças térmicas.
O gel de limpeza deve ter uma composição natural. Prefira um frasco com pump que facilite despejar o produto na mão ou na luva, sem derramar na criança. Se a criança tiver pele seca, cosméticos à base de aveia ou cold cream podem ter uma ação hidratante intensa na pele.
Para a higiene do rosto, nenhum produto é necessário. Apenas um pouco de soro fisiológico em um cotonete permite limpar o nariz, os ouvidos e os olhos.
Leite de higiene
Trocar a fralda deve ser feito de 6 a 8 vezes ao dia. Em casa, um pouco de sabão e água são suficientes para eliminar vestígios de urina e fezes. A higiene da região deve ser feita com cuidado para evitar a propagação de germes. Para meninas, deve ser feita de frente para trás, para evitar riscos de infecção urinária.
A secagem deve ser feita suavemente, sem esfregar. A umidade e a maceração da urina são as principais causas de assaduras, que são tratadas com uma camada espessa de pomada calmante antes de colocar a fralda novamente.
Em formato portátil, o leite de higiene permite manter as nádegas impecáveis com um cotonete. Sem enxágue, deixa a pele limpa e levemente perfumada. Certifique-se de que esse cuidado cosmético não contenha parabenos nem phenoxyethanol, que podem ser disruptores endócrinos.
Leia também:
Qual é o shampoo ideal para seu bebê?
Travesseiro de nascimento: os essenciais para a higiene do bebê
Higiene dos olhos e do nariz: o soro fisiológico é seu melhor aliado!