Qual a importância do banho no desenvolvimento do bebê?
O banho é, claro, o meio “técnico” de lavar seu bebê, mas deve ser um momento privilegiado de cumplicidade e de interações recíprocas que contribuem significativamente para o desenvolvimento e o despertar da criança. De fato:
- Aproveite para falar com ele, explicar gentilmente, calmamente, com um tom suave e tranquilizador o que está fazendo: ele ouve você, reage, balbucia, sorri. Ele se comunica com você à sua maneira, que se tornará cada vez mais adequada com a idade.
- No banho, seu bebê se move, se estica, gesticula: ele faz sua “ginástica”. O contato com a água, a lavagem com a mão ou uma luva, o enxágue, a secagem e a massagem que seguem são sensações táteis que lhe permitem descobrir seu corpo.
- Os produtos utilizados para o banho, cabelo e massagem permitem, entre outras coisas, desenvolver o olfato do bebê (atenção para não usar aromas agressivos).
- Você pode colocar pequenos brinquedos no banho que vão estimular o sentido visual e depois a preensão.
- Além disso, se você der o banho no final do dia, isso acalma, relaxa, favorece o adormecer e assim a instalação de um sono reparador, tão importante para o seu filho.
Isso exige de você tempo, carinho, disponibilidade: tudo o que é feito ao redor de um bebê ou criança com empatia e calma tem um efeito positivo nos centros cerebrais de controle das emoções.
Não dê o banho com pressa ou nervosismo (sem telefone, sem solicitações diversas): isso teria o efeito contrário. Melhor adiar para o dia seguinte. Dedique-se ao banho dele e esqueça o resto.
Ao dar o banho, você certamente contribui para a higiene do seu filho, mas também estimula seu despertar e desenvolvimento, desde que seja feito com calma.