Como limpar as orelhas do bebê?
Não tente penetrar no canal auditivo e assim nunca use cotonetes com os quais você poderia machucá-lo e, sobretudo, empurrar o cerumen, compactá-lo e favorecer a formação de um tampão.
Você pode pensar que vestígios de cerúmen na entrada do canal auditivo parecem sujos: não é necessário tentar removê-los a todo custo; saiba que essa substância amarelada e gordurosa que reveste o interior da orelha é muito útil. Ela protege o tímpano das agressões externas ao capturar impurezas. Continuamente, pequenos pelos empurram essa cera para fora, daí a impressão de orelhas sujas quando o cerúmen sai. O cerúmen não contém nenhuma bactéria. Pelo contrário, é um filtro natural protetor que captura germes.
Se isso não for suficiente e você achar que as orelhas dele estão realmente sujas, borrife um pouco de spray auditivo (existem opções em farmácias dedicadas a esse fim) no pavilhão, posicionando seu bebê de lado. O cerúmen ficará mais fluido e você poderá recolhê-lo com a ponta da compressa embebida em água morna.
Sempre lembre-se de desinfetar as mãos antes de qualquer cuidado com a pele.