Por que é importante hidratar a pele do bebê?
A pele do bebê, após a perda do vernix caseosa, é muito fina, frágil e irritável. Nascido a termo, o recém-nascido possui uma epiderme semelhante à de um adulto, mas a camada córnea superficial é muito mais fina e, portanto, não retém água suficiente, que mais tarde lhe dará uma aparência lisa e macia ao toque.
No bebê, a pele é muito mais frágil, irritável e permeável do que a de um adulto, em parte devido à insuficiência de filme hidrolipídico na superfície, à imaturidade das atividades sudoríparas e sebáceas (que produzem o vernix caseosa) e a um pH menos ácido do que a pele de um adulto.
A pele adulta tem uma função de barreira muito importante contra agressões externas, sejam elas mecânicas (atrito, irritação) ou térmicas (calor ou frio). A pele também se opõe a diversas poluições, aos raios solares (graças à melanina, quase ausente no seu bebê), mas também à penetração de substâncias estranhas, algumas das quais podem causar alergias. Além disso, a pele tem uma importância imunológica. Essas funções existem, é claro, no recém-nascido, mas são muito menos eficazes do que no adulto.
São tantos motivos para você proteger essa pele frágil de todos os irritantes, poluentes ou agressões a que a pele do seu bebê está exposta desde o nascimento, hidratando-a regularmente com produtos adaptados à sua especificidade, hipoalergênicos e com pH neutro.