Por que é importante proteger a pele sensível do bebê do sol? Qual é o seu capital solar?

pediatra

Dr. Valleteau de Moulliac,
Pediatra, conselheiro dos Laboratórios Sarbec

Por que é importante proteger a pele sensível do bebê do sol? Qual é o seu capital solar?

É importante saber que a pele do bebê não possui os elementos necessários para se proteger do sol: os melanócitos, cuja função é essa, só aparecem mais tarde.

Além disso, cada indivíduo possui desde o nascimento um « capital solar »: é o tempo máximo de exposição ao qual tem direito ao longo da vida, variando de 50.000 horas para pessoas com pele clara a 150.000 horas para pessoas com pele morena e colorida. Assim, dependendo do tipo de pele (fototipo), os riscos de queimadura ( insolação), bem como de envelhecimento precoce da pele e câncer, são muito diferentes.

No entanto, as crianças estão cada vez mais expostas ao sol e cada vez mais cedo. Porém, nem todas são iguais diante do sol. Por isso, você deve fazer de tudo para proteger esse capital solar próprio do seu filho.

 As regras de ouro :

  • Uma criança com menos de 3 anos nunca deve ser exposta diretamente ao sol, mesmo em dias nublados (os raios UV atravessam as nuvens e até mesmo o guarda-sol). Também é preciso ter cuidado com a reflexão: água, areia, neve, altitude, banho, etc.
  • A proteção com roupas é imprescindível (existem cada vez mais roupas adequadas, escuras, feitas com tecidos específicos anti-UVA), coloque um chapéu de aba larga cobrindo o rosto, o pescoço e a nuca, e óculos envolventes anti-UVA e UVB adequados ao tamanho do seu bebê
  • Também é necessário proteger a pele exposta com cosméticos adequados, dos quais existem muitas marcas no mercado. Seu médico irá aconselhá-lo. Mas, independentemente da apresentação, eles devem proteger contra UVA e UVB, ter fator de proteção alto, ser hipoalergênicos, resistentes à água e ao suor. Devem ser reaplicados frequentemente.

 

Dito isso, nunca exponha seu bebê diretamente ao sol até os 3 anos, proteja rigorosamente a pele dele, mesmo que a exposição seja indireta (reflexão) e, para isso, entre outras coisas, pense bem na escolha do local das suas férias. 

Dr. Valleteau de Moulliac