Quais são as dicas para proteger o bebê do calor?
Calor e bebê não combinam bem e o calor às vezes é mais perigoso do que o sol:
a regulação térmica do seu pequeno ainda não é eficiente e a exposição a um calor excessivo pode provocar um aumento da sua temperatura e uma perda de água do organismo, com risco de desidratação às vezes severa.
É o “golpe de calor” que você deve evitar a todo custo quando o termômetro sobe…
Assim, se estiver calor (mais de 25-28 °C) :
- Vista-o de forma leve: body de manga curta de algodão e à noite sem lençol nem cobertor.
- Refresque-o frequentemente: água morna no corpo, nuca, cabelo, tronco, rosto, com a ajuda de um borrifador se necessário ou umedecendo levemente suas roupas ou chapéu.
- Dê-lhe água fresca regularmente (ou soluções de reidratação se for muito pequeno) em pequenas quantidades para evitar a desidratação: quando está calor, os bebês precisam beber mais, assim como nós adultos.
- Nunca o force a comer. O calor tira o apetite.
- Passeie com ele nos horários menos quentes (evite 11h/16-17h) em carrinho arejado com sombrinha ao invés de canguru, que o mantém aquecido. Durante a soneca, providencie sombra com um véu para evitar picadas de insetos.
- Em casa, para dissipar o calor, ventile o quarto com as janelas abertas e persianas fechadas, tanto de dia quanto de noite. Um ventilador (ou melhor, ar-condicionado) pode ser útil: o quarto deve estar a 18/20°, objetivo às vezes difícil de alcançar em muito calor. Não hesite em dar banhos frequentes para refrescá-lo.
- Evite o calor no carro (ar-condicionado ou ventilação), viaje nos horários menos quentes, pare (à sombra) a cada 2 horas durante viagens longas para arejá-lo. Refresque-o e hidrate-o regularmente, isole-o do assento do carro com uma toalha de algodão. Nunca o deixe sozinho no carro, mesmo à sombra, nem por alguns minutos, pois a temperatura pode subir rapidamente dentro do veículo.
- Evite a praia até 1 ano, exceto no final do dia à sombra do guarda-sol.
Assim você evitará o “golpe de calor”: que se manifesta por febre alta, alterações de comportamento: seu bebê fica sonolento, indisposto, mole ou irritado.
Depois podem aparecer sinais de desidratação. Nesse caso, tire a roupa dele em um ambiente fresco e arejado, controle a temperatura, faça-o beber (água ou, melhor ainda, soluções de reidratação) mas se ele não se recuperar rapidamente, consulte um médico!