Qual protetor solar usar contra as manchas escuras?

O sol causa muitos danos à pele. Entre eles, queimaduras solares, irritações e manchas pigmentares ou o que chamamos de mancha marrom ou melasma. Usando um protetor solar bem adequado, é possível prevenir o aparecimento delas e manter uma pele bonita e bronzeada.

O sol causa muitos danos à pele. Entre eles, queimaduras solares, irritações, manchas pigmentares ou o que chamamos de mancha marrom ou melasma. Usando um protetor solar bem adequado, é possível prevenir o aparecimento delas e manter uma pele bonita e bronzeada.

Doenças das manchas marrons?

As manchas marrons são causadas principalmente pela exposição aos raios UV. Muitas vezes relacionadas à idade, podem aparecer em pessoas jovens devido a exposições repetidas ao sol. Para entender bem sua causa, é importante saber que essa «mancha» é, na verdade, uma resposta excessiva do corpo para se defender contra esse ataque solar. Os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, acabam produzindo melanina em excesso, formando uma certa acumulação.

Qual cuidado solar anti-manchas

Hoje em dia, existem cuidados solares que podem prevenir o aparecimento de manchas marrons. Essa proteção solar inibe a secreção de melanina, criando uma resposta mais adequada. Esses cremes solares têm um índice de proteção elevado e frequentemente são ricos em antioxidantes para proteger contra radicais livres. De qualquer forma, nada substitui a prevenção no seu comportamento. Isso se traduz em tempos de exposição não muito longos, respeitando sua pele.

Um comportamento anti-manchas

Além da proteção solar anti-manchas, é importante cuidar do seu comportamento sob o sol. Mesmo após aplicar seu protetor solar, é fortemente desaconselhável se expor em horários de forte incidência solar. O uso de óculos de sol e chapéu é indispensável.

Leia também:

Pele clara, qual protetor solar escolher?
Tenho pele muito branca, qual produto escolher?
UVA, UVB, por que são prejudiciais?