Rótulo de cosméticos naturais: quais são os mais comuns?
Entre os cosméticos naturais, há uma grande quantidade de selos que certificam a origem, a composição e a ausência de substâncias químicas (ou em níveis muito baixos). Ao escolher um produto cosmético natural, não é fácil saber a que corresponde o selo.
Entre os cosméticos naturais, há uma grande quantidade de selos que certificam a origem, a composição e a ausência de substâncias químicas (ou em níveis muito baixos). Ao escolher um produto cosmético natural, não é fácil saber a que corresponde o selo.
Selos reservados aos cosméticos orgânicos
Com uma referência rigorosa que exige no mínimo 95% de ingredientes de origem natural, a Ecocert oferece 2 selos que não devem ser confundidos. O selo Cosmético biológico é atribuído a produtos que possuem pelo menos 95% de ingredientes vegetais do cuidado provenientes da agricultura biológica. O selo Cosmético ecológico é concedido a cuidados com 50% de ingredientes vegetais provenientes da agricultura orgânica.
O selo Bio europeu, simbolizado por estrelas representando uma folha, segue um conjunto de regras menos rigoroso que o nosso selo francês AB (agricultura biológica).
Nature & progrès é um selo de cosméticos e sabonetes biológicos, atribuído com base em um conjunto de regras rigorosas que atendem a critérios de produção animal, vegetal e de transformação de produtos.
Selos para cuidados naturais provenientes de diferentes tipos de agricultura
Criado por uma associação alemã, o selo BDIH exclui todos os cosméticos cujas matérias-primas derivam da petroquímica, substâncias animais, corantes, perfumes sintéticos, bem como óleos vegetais e essenciais não certificados pelo AB. Os cuidados devem cumprir o conjunto de regras « Cosméticos naturais controlados ».
Demeter é um selo de certificação que garante que os produtos utilizados na fabricação dos cuidados vêm de uma agricultura biodinâmica. Esta não esgota os recursos do solo e respeita o terroir.
Reservado aos cosméticos, o selo Nat exige um mínimo de 95% de ingredientes de origem natural. Na embalagem, deve ser listada uma lista detalhada de todos os componentes químicos. O acompanhamento da rastreabilidade e o respeito ao meio ambiente também são critérios considerados.
<p Destinado a vegetais, o selo Vegan é atribuído a cuidados fabricados exclusivamente a partir de vegetais, sem qualquer substância de origem animal.Leia também:
O karité: um cuidado de beleza natural
Água de rosas para a pele, é eficaz?
Compra de produtos cosméticos de manga baratos