Todos os benefícios da massagem em bebês

Os pequenos (assim como os grandes, aliás) costumam gostar de massagens e carinhos afetuosos... E saiba que, mesmo que você não seja especialista no assunto, pode oferecer ao bebê uma pequena sessão de relaxamento. Como massagear o bebê com um óleo corporal ou leite de banho? Siga o guia...

Os pequenos (assim como os grandes, aliás) costumam gostar de massagens e carinhos afetuosos... E saiba que, mesmo que você não seja especialista no assunto, pode oferecer ao bebê uma pequena sessão de relaxamento. Como massagear o bebê com um óleo corporal ou leite de banho? Siga o guia...

Como massagear o bebê pela primeira vez?

Na primeira vez, especialmente se o bebê ainda for bem pequeno (de 1 a 4 meses), é melhor fazer uma pequena sessão de massagem curta, de cerca de 5 minutos. As massagens podem se prolongar com o tempo à medida que o bebê cresce e você ganha confiança em si mesma e em seus gestos. As primeiras massagens devem ser leves, oferecendo apenas carinhos e toques suaves, na mesa de trocar após a troca de fraldas ou até mesmo quando ele estiver no banho. Você, como mãe, deve estar disponível e calma nesse momento, caso contrário, adie a massagem para outro momento.

Como massagear o bebê a partir de 4 meses?

A massagem vai relaxar o bebê, mas também vai ajudá-lo a tomar consciência de todas as partes do seu corpo. Antes de tudo, lembre-se de tirar suas alianças e cortar suas unhas curtas, para não arranhá-lo. Aqueça um óleo corporal especificamente adequado para bebês entre suas mãos por alguns segundos. Coloque o bebê nu deitado de costas para você e comece a tocar suavemente com as pontas dos dedos ao redor do seu corpo, desde a planta dos pés até o topo da cabeça. Depois, coloque suas mãos planas sobre os ombros e deslize-as suavemente até as pernas, que você massageará uma de cada vez. Por fim, massageie braços e mãos. Depois, coloque-o na barriga para massagear as costas e as nádegas, fazendo o mesmo procedimento de antes. Repita cada movimento de 4 a 5 vezes.

Como massagear o bebê: dicas e conselhos!

A massagem é especialmente apreciada pelos bebês, principalmente porque é um momento privilegiado compartilhado com a mãe, um instante de ternura absoluta. Mas não há nada de proibido, pelo contrário, que o pai também massageie o bebê! Incentive-o uma vez, você verá que o papai e o bebê também vão gostar. Outra dica: nunca force o bebê... Se ele estiver com fome, chorando, cansado... adie a sessão para outro momento. Da mesma forma, quando a massagem começar, pare assim que ele ficar impaciente! Certifique-se também de que o local da massagem seja calmo e relaxante (sem música de fundo, sem gritos de irmãos e irmãs...).

Não é porque você não é fisioterapeuta que não tem o direito de massagear o bebê. Muito pelo contrário... Experimente essa atividade cheia de ternura e suavidade, você ficará orgulhosa de si mesma e o bebê ficará feliz!

Leia também:

Cuidados com o bebê, por que eles são específicos?

Óleo de amêndoas doces para bebê: um ativo vegetal único!

Banho de bebê, como fazer?