Como participar no desenvolvimento do bebé?

É uma questão com que muitos pais se confrontam, bem como difícil de responder em poucas palavras.

É importante saber que o bebé não é um ser inerte, vegetal, incapaz de responder às suas solicitações, mas, pelo contrário, nasce com enormes competências que evoluem progressivamente com o tempo (desenvolvimento psicomotor) com uma cronologia imutável, mas que varia, de uma criança para outra (sem comparação). Essas habilidades que precisam de ser estimuladas dependem fortemente de cinco sentidos: toque, audição, gosto, visão e cheiro (alguns já estão presentes no útero). É ao estimular esses sentidos que você participará melhor no despertar do seu filho com todo o carinho que lhe pode dar, mesmo que os primeiros 6 meses predomine a mãe.

  • Desde o nascimento, deve falar com o bebé utilizando um tom suave e calmo: se por um lado ele não compreende as suas palavras, por outro compreendo as suas intenções. As mudanças da sua voz e as mudanças de tom, mesmo que exageradas, captam a sua atenção e fazem-no reagir. Aproveite todos os gestos da vida quotidiana, explicando o que está fazendo, mas também cante e faça-o ouvir música.
  • Relativamente à visão, coloque objetos ao seu alcance com cores vivas para captar o seu olhar e o seu interesse.
  • O odor desenvolve-se muito rapidamente (à nascença, o seu bebé é logo atraído pelo seu cheiro). Reconhece rapidamente o seu odor mas procure não lhe dar a cheirar odores muito enjoativos ou fortes.
  • O toque tem um significado mais importante. O contacto pele com pele à nascença é prova disso. O banho e a massagem do seu bebé desempenham um papel importante no desenvolver deste sentido. Muito rapidamente, procure dar-lhe a sentir várias texturas, apostando em objetos macios ou, pelo contrário, ásperos e não poupe em carícias e abraços.
  • O gosto desenvolve-se na amamentação através do leite materno e, mais tarde, com a diversificação alimentar.

 

Não hesite em escolher brinquedos adequados à idade e, muitas vezes, muito bem projetados, mas no início ninguém precisa de brinquedos muito sofisticados. Os melhores jogos são muitas vezes os objetos comuns e os jogos mais simples. Os tapetes de atividades visuais, táteis ou audíveis são amplamente utilizados.

Cuidado, no entanto, e não queira transformá-lo num super-herói. A superestimulação pode ter efeitos muito negativos, não apenas no sono. Não sobrecarregue a criança com brinquedos ou atividades. Deixe-o também ter a liberdade de explorar e experimentar por si mesmo.

Estimule o seu bebé desenvolvendo os seus sentidos, mas cuidado com o excesso!